XMC é uma família de CIs microcontroladores da Infineon. Os
microcontroladores XMC usam os cores do processador RISC ARM de 32 bits da ARM
Holdings, como o Cortex-M4F e o Cortex-M0. As iniciais XMC "extreme microcontrollers", significa que esta
família pode cobrir devido as opções de compatibilidade e configuração, uma
ampla gama de aplicações industriais. A família suporta três tendências
essenciais do setor: Aumento da eficiência energética dos sistemas, suporta uma grande variedade de padrões de comunicação e reduz a complexidade no
desenvolvimento do ambiente de software do aplicativo, com a ferramenta de
software baseada em eclipse DAVE.
Atualmente, a Infineon conta com duas series na família de microcontroladores XMC;
O XMC1000 é uma serie de microcontroladores de 32 bits comum núcleo Cortex-M0 da ARM Holdings, que foi introduzida pela primeira vez noinício de 2013 pela Infineon. A serie consiste nos subgrupos XMC1100, XMC1200,XMC1300, XMC1400.
A serie XMC4000 foi projetada especificamente para o setor industrial e posicionada no portfólio de microcontroladores Infineon entre a tecnologia MCU de 16 e 32 bits. O foco está nas áreas-alvo, como logística, transporte, energia renovável, controle predial e automação. Além disso, a tendência contínua da busca pela melhor eficiência energética, também pode ser encontrada nessa família. O objetivo é reduzir o consumo de energia nos controles de motores, inversores solares, fontes chaveadas, sem sobrecarregar o desempenho do sistema como um todo. O XMC4000 usa um núcleo ARM Cortex-M4, incluindo DSP MAC de ciclo único e unidade de ponto flutuante (FPU), cobrindo uma faixa de frequência de 80 MHz a 180 MHz. Ele usa um Flash incorporado de 1 MB com hardware ECC embutido e também possui 160 kB de RAM.