A Espressif Systems anunciou o seu mais recente SoC de alto desempenho e ampla conectividade I/O, IHM e recursos de segurança, o ESP32-P4, que é alimentado por uma CPU RISC-V dual-core com extensões de instruções IA, um subsistema de memória avançado e periféricos integrados de alta velocidade. Projeto para atender a próxima era de aplicações que dependerão de um solido suporte para interfaces homem-máquina, computação de borda eficiente e requisitos de conectividade E/S aumentados.
A CPU de alto desempenho e o subsistema de memória são destaques, com uma CPU RISC-V dual-core rodando até 400MHz, suporte a FPU de precisão única e extensões de IA, além de possuir um núcleo LP que pode operar até 40MHz, essencial para aplicações de ultra baixo consumo de energia. O sistema de memória inclui 768KB de SRAM embutida, expansível com PSRAM externa, e 8KB de RAM TCM de zero espera, garantindo baixa latência de acesso à memória e disponibilidade de memória.
A segurança é um ponto focal do ESP32-P4, com recursos como Secure Boot, criptografia de Flash, aceleradores criptográficos e TRNG para manter o dispositivo seguro e confiável, além de mecanismos de proteção de hardware para gerenciamento de permissões e separação de privilégios. O SoC conta também com suporte a interfaces de câmera e display de alta resolução, além de entradas de toque capacitivo e reconhecimento de voz para aplicações baseadas em IHM. Periféricos altamente integrados, como 55 GPIOs programáveis, suporte a protocolos de comunicação comuns e conectividade de alta velocidade via USB OTG 2.0 HS, Ethernet e SDIO Host 3.0, garantem versatilidade.
O ESP32-P4 será suportado pelo framework de desenvolvimento IoT da Espressif (ESP-IDF), permitindo o benefício da familiaridade com uma plataforma que já alimenta milhões de dispositivos conectados.
Quer entender melhor? Fale com nosso time de especialistas!