LoRa (Long Range) é uma tecnologia de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN).
Baseia-se em técnicas de modulação de espectro de propagação derivadas da tecnologia chirp spread spectrum (CSS).
Foi desenvolvido por Cycleo de Grenoble, França e adquirido pela Semtech, o membro fundador da Aliança LoRa.
Como o LoRa define a camada física inferior, as camadas superiores da rede estavam ausentes.
O LoRaWAN é um dos vários protocolos desenvolvidos para definir as camadas superiores da rede.
O LoRaWAN é um protocolo de camada de controle de acesso médio (MAC) baseado na nuvem, mas atua principalmente como um protocolo de camada de rede para gerenciar a comunicação entre gateways LPWAN e dispositivos de nó final como um protocolo de roteamento, mantido pela LoRa Alliance.
Oferta de soluções para o mercado brasileiro
O LoRa usa bandas de radiofrequência sub-giga hertz sem licença, como 433 MHz, 868 MHz (Europa), 915 MHz (Austrália e América do Norte) e 923 MHz (Ásia e America do Sul, incluindo o Brasil).
O LoRa permite transmissões de longo alcance (mais de 10 km em áreas rurais) com baixo consumo de energia.
A tecnologia cobre a camada física, enquanto outras tecnologias e protocolos, como o LoRaWAN (Long Range Wide Area Network), cobrem as camadas superiores.
Em janeiro de 2018, novos chipsets LoRa foram anunciados, com menor consumo de energia, maior poder de transmissão e tamanho reduzido em comparação à geração mais antiga.
Os dispositivos LoRa possuem recursos de geolocalização usados para triangular posições de dispositivos por meio de Timestamp de data/hora dos gateways.
O LoRa e LoRaWAN permitem conectividade de longo alcance para dispositivos da Internet das Coisas (IoT) em diferentes tipos de indústrias.