Os LEDs COB (Chip-On-Board) são voltados para alta potência e alta eficiência luminosa. A tecnologia COB permite que múltiplos chips sejam montados diretamente no mesmo substrato, formando uma única fonte de alta densidade, com feixe de luz mais uniforme, consistente e melhor controle térmico.

A tecnologia COB consiste na montagem de múltiplos chips no mesmo substrato, se diferenciando das tecnologias PTH e SMD por não necessitar da disposição separada em uma placa de circuito, permitindo uma montagem compacta e eficiente. Essa tecnologia garante uma concentração muito maior de chips no mesmo espaço, trazendo uma produção luminosa mais uniforme e intensa.

Essa tecnologia possuí desempenho térmico superior. A montagem direta no substrato permite uma maior capacidade de dissipação térmica, facilitando a transferência do calor gerado pelos LEDs para fora do sistema. Por possuir menos camadas e menor distanciamento entre os chips, a oposição ao fluxo de calor é menor, evitando superaquecimento.

Essa montagem cria uma única fonte de luz, sem pontos luminosos individuais, reduzindo a necessidade de sistemas óticos complexos para mistura da luz, diminuindo perdas e melhorando o desempenho elétrico. Com o calor eficientemente dissipado, os chips operam em uma faixa de temperatura ideal, necessitando de menos potência para produção da mesma quantidade de luminosidade.

A família XLamp da Cree dispões das linhas CHA, CMB e CMU:

CHA: focada em densidade de lumens, possuindo maior capacidade de corrente, sockets padrões da indústria e LES de 3,3 a 8,5mm;

CMB: focado em eficiência em sockets aprimorados no padrão Cree, com LES de 6mm a 23mm;

CMU: focado em eficiência utilizando formato padrão da indústria e LES de 9,8mm a 22mm.

Todos são disponíveis na versão Standard, Fidelity e Pro9:

Standard: oferece boa eficiência luminosa com equilíbrio no custo-benefício, com CRI adequado para aplicações sem necessidade crítica de precisão de cores. Sacrifica um pouco da qualidade da luz em prol da eficiência energética.

Fidelity: oferece uma representação mais fiel e natural das cores, com um CRI na margem de 90, sendo ideal para aplicações com alta necessidade de precisão de reprodução de cores. Oferece um bom equilíbrio entre a qualidade da luz e eficiência energética;

Pro9: linha premium, com CRI a margem de 95, projetado para aplicações com necessidade da melhor reprodução de cor possível, quase equivalente à luz natural. Sacrifica um pouco da eficiência energética em prol da qualidade da luz.

A Cree se destaca por ser o fabricante mais avançado na tecnologia de LEDs COB, utilizando fósforo para alta qualidade de cores e LM-80 com o menor Color-Shift disponível no mercado.

Quer entender melhor? Fale com o nosso time de especialistas!