Os microcontroladores de 8 bits são amplamente utilizados, em especial, para aplicações de eletrônica embarcada. Possuem capacidade de processamento de dados em grupos de 8 bits cada, podendo representar 256 valores diferentes. Sua popularidade é explicada por fatores como custo, compatibilidade e economia.
São dispositivos de baixo custo, uma vez que sua fabricação simplificada permite a criação de linhas de produção de alto volume, reduzindo os custos de fabricação e, consequentemente, seu custo final. Sua arquitetura é simplificada em relação a dispositivos equivalentes de 16 e 32 bits, facilitando o desenvolvimento de software e hardware, em especial para aplicações de poucos recursos, o que também diminui o custo de sua utilização.
Possuem grande compatibilidade devido o uso generalizado da arquitetura, oferecendo grande base de recursos disponíveis que facilitam o uso desses microcontroladores. Seu uso generalizado o torna um produto de alta disponibilidade, oferecendo aos desenvolvedores diferentes modelos de diversos fabricantes.
Esses dispositivos são frequentemente otimizados para baixo consumo, tornando-os adequados para sistemas de alimentação por bateria, por exemplo. Isso permite um grande leque de possibilidades de aplicações, de controles remotos a automações industriais.
A Padauk foca no desenvolvimento desses microcontroladores em baixo custo, mantendo um excelente design, alta eficiência e desempenhos superiores em ESD e EFT, tornando seus produtos escolhas adequadas para projetos de baixo custo e de alta eficiência energética. A exemplo disso, possuímos o PMS133 e PMS134.
O PMS133 opera entre -40ºC e 85ºC. É equipado com memória OTP de 3KW e 256b de RAM, além de 18 pinos IO com resistor pull-high opcional, função wake-up normal e fast e ADC 12 bits de 14 canais. Inclui um temporizador de hardware de 16 bits, dois temporizadores de 8 bits e três geradores PWM de 11 bits. Possuí um comparador de hardware e circuito de referência com sinal positivo de 1,2V. Seu ADC pode utilizar diferentes tensões de referência, como entrada externa, tensão interna e tensões de referência de gap de banda. Possuí multiplicador de hardware 1T 8×8, gerador de tensão de polarização para suporte de displays LCD de até 4×17. Possuí fonte de clock para HRC, ILRC e EOSC, 8 niveis de reset LVR e dois pinos de interrupção externa, além de sua CPU RISC, 93 instruções e stack level ajustável.
O PMS134 é semelhante, disponibilizando mais portas. É equipado com uma CPU RISC, 93 instruções e stack level ajustável. Ele possui memória OTP de 4KW e 256b de RAM. Opera entre -40ºC e 85ºC. Inclui 22 pinos IO com resistor pull-high opcional, função wake-up normal e fast, e ADC de 12 bits com 14 canais. Seu ADC pode utilizar diferentes tensões de referência, como entrada externa, tensão interna e tensões de referência de gap de banda. Possui um comparador de hardware e circuito de referência com sinal positivo de 1,2V. Inclui um temporizador de hardware de 16 bits, dois temporizadores de 8 bits e três geradores PWM de 11 bits. Possui multiplicador de hardware 1T 8×8 e gerador de tensão de polarização para suporte de displays LCD de até 4×17. Além disso, possui fonte de clock para HC, ILRC e EOSC, 8 níveis de reset LVR e dois pinos de interrupção externa.
Quer entender melhor? Fale com nosso time de especialistas!