Os optoaclopadores são dispositivos projetados para transmitirem sinais elétricos entre circuitos distintos, ao mesmo tempo que os mantêm isolados entre eles. Seu funcionamento é baseado na conversão de sinais elétricos em sinais luminosos que, posteriormente, são convertidos em sinais elétricos novamente. Para isso, há um LED interno que emite o sinal luminoso ao receber corrente elétrica, sinal que é detectado por um fotodiodo ou fototransistor, que permite a passagem de corrente no circuito de saída. Esse método de comunicação garante um isolamento eficiente, permitindo a proteção e integridade de sistemas eletrônicos. Os optoaclopadores são separados em transistorizados, tiroristados, alta velocidade e gate driver, dos quais possuem soluções especificas para cada tipo de aplicação.
 
Os transistorizados utilizam um fototransistor como receptor do sinal luminoso. Ao receber o sinal luminoso, os portadores de carga são estimulados, permitindo a fluidez de corrente. É um optoaclopador linear, ou seja, o sinal de saída é diretamente proporcional ao sinal de entrada, sendo ideal para circuitos de feedback de tensão e amplificação de sinal de pulso.
 
P# – JOC357X1
 
Isolação: 3750VRMS
Temperatura de operação: -55ºC a 110ºC
Corrente direta nominal: 60mA
Corrente direta de pico: 1A
Corrente do coletor: 50mA
Potência dissipada no input: 100mW
Potência dissipada no output: 150mW
Tensão do coletor: 35V
Tensão do emissor: 7V
 
Os optoaclopadores tiroristados combinam a funcionalidade ótica com um tiristor, oferecendo a capacidade de controle de cargas. Quando o fototransistor captar o sinal luminoso, será gerada uma corrente ativa ao tiristor, permitindo que a corrente flua entre o cátodo e ânodo para o circuito de carga. Essa condução é mantida ativa mesmo após a remoção do sinal de acionamento, permitindo a passagem de corrente até que o valor atinja a corrente de manutenção nominal, desenergizando o circuito. Isso torna esse tipo de optoaclopador ideal para circuitos de acionamento de motores, circuitos hidráulicos e pneumáticos.
 
P# – JOC306X
 
Isolação: 5000VRMS
Temperatura de operação: -40ºC a 100ºC
Corrente direta nominal: 60mA
Corrente direta de pico: 1A
Potência dissipada no input: 100mW
Potência dissipada no output: 300mW
Tensão de sustentação: 600V
 
Um dos problemas na utilização de optoaclopadores é a distorção do sinal elétrico de saída, ocasionado pelo tempo de resposta oferecido pelos fototransistores. Para contorno desse problema, utiliza-se o optoaclopador de alta velocidade, que combina o sistema ótico com um circuito amplificador e fotodiodos com resposta na ordem de nanosegundos. Esse optoaclopador é não linear, ou seja, o sinal de saída não varia na mesma proporção do sinal de entrada. Esse optoaclopador é amplamente utilizado para instrumentação e interface de computadores.
 
P# – 6N135
 
Isolação: 5000VRMS
Temperatura de operação: -55ºC a 100ºC
Corrente direta nominal: 25mA
Corrente direta de pico: 50mA
Potência dissipada no input: 100mW
Potência dissipada no output: 100mW
Tensão de alimentação: -0,5~30V
Tensão de saída: -0,5~20V
 
O optoaclopador gate driver é especializado em impulsionar o gate de componentes de potência, como MOSFETs. O circuito ótico combinado com o circuito gate driver garante o fornecimento de pulsos de tensão altos para o acionamento de dispositivos de potência, ao mesmo tempo que mantém o circuito isolado, impedindo que essa alta tensão gere danos de força contra eletromotriz ou quaisquer tipos de ruídos no circuito. Esse tipo de optoaclopador é ideal para inversores de frequência, fontes de alimentação comutadas e acionamentos de motores de alta potência.
 
P# – JOC3150L
 
Isolação: 5000VRMS
Temperatura de operação: -40ºC a 100ºC
Corrente direta nominal: 50mA
Corrente direta de pico: 1A
Potência dissipada no input: 100mW
Potência dissipada no output: 250mW
Tensão de alimentação: 35V
Tensão de saída: 35V
Pico de corrente de saída: 0,8A
 
O completo portfólio de optoacopladores da JJM Microelectronics, permite um equilíbrio entre o desempenho do produto e a simplicidade de fabricação, mantendo-se competitivos em termos de custo, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade de maneira continua.
 
Quer entender melhor? Fale com nosso time de especialistas!