Varistores MOV

O varistor é um componente resistivo dependente de tensão. A resistência fornecida é inversamente proporcional à tensão aplicada em seus terminais, ou seja, quanto maior a tensão, menor a resistência. São fabricados a partir de materiais cerâmicos, como o óxido de zinco, gerando uma resistência não-linear que permite o desvio de correntes elétricas associadas a surtos de tensão. Essa característica torna o varistor uma solução eficaz para proteção de sistemas eletroeletrônicos.

A fabricação do varistor é realizada através de uma mistura de óxidos. Essa mistura é transformada em grânulos e são sinterizados para a formação de um material sólido. Durante o processo de sinterização, os grânulos se fundem de forma não padronizada, criando um sistema de rede de contatos elétricos. Ao final, o material cerâmico é revestido e encapsulado conforme seu formato (PTH ou SMD).

Essa fabricação possibilita que a resistência do material varie de maneira abrupta. Isso ocorre a partir do momento que a tensão elétrica é suficiente para vencer a barreira dielétrica fornecida pela camada cerâmica, que ao ser vencida, permite que a corrente flua através da rede de contatos elétricos criada pelos grânulos de óxidos. Quando a tensão diminui novamente, a barreira dielétrica se reestabelece e a condição inicial do material é retomada.

Tal funcionamento permite que os varistores sejam amplamente utilizados em aplicações de proteção contra surtos. Um exemplo é a sua ligação em paralelo com um fusível, que permitirá a atuação do varistor como uma “ponte”, causando a passagem da sobretensão para o menor potencial sem que tenha que percorrer o circuito, bem como a atuação do fusível caso a sobretensão seja suficiente para causar um curto-circuito interno no varistor. De ambas as formas, o circuito estará protegido. É amplamente utilizado em estabilizadores, filtros de linha, fontes chaveadas, equipamentos médicos, equipamentos industriais, equipamentos de áudio e equipamentos de vídeo. Também está presente nos DPSs.

Os varistores PTH da YAGEO são representantes da já conhecida qualidade do grupo. Possuem construção baseada em óxido de zinco, revestidos em silicone e epóxi. Apresentam uma faixa de tensão de 18 a 1800V, com tolerância de +-10%, velocidade de resposta menor do que 25 nanosegundos e diâmetros de 5mm a 53mm. São itens reconhecidos pela alta capacidade de absorção de tensão transitória, pela falta de fuga de corrente em não atuação e pela alta resistência mecânica de sua fabricação. Possuem certificações UL, CSA e VDE.

A fabricação PTH traz um componente mais robusto, fornecendo ao item grande resistência mecânica e capacidade de lidar com a tensão e corrente. Isso garante ao componente uma maior capacidade de escoamento de tensão, maior desempenho à passagem de corrente elétrica e maior desempenho térmico. Sua desvantagem está no valor e em seu tamanho, o tornando menos favorável para construções de circuitos eletrônicos mais complexos.

Os varistores SMD da YAGEO são ideais para aplicações em corrente contínua. Sua construção também é baseada em óxido de zinco, com encapsulamento disponível em 1206, 1210, 1812, 2220, 0603 e 0805. Apresentam uma faixa de tensão de 11 a 170V, com tolerância de +-10%. São reconhecidos pela sua alta durabilidade na fabricação SMD, tornando-os componentes perfeitos para aplicações eletrônicas industriais de alto rendimento e circuitos automotivos. A qualidade de sua fabricação garante as certificações RoHS, REACH, AEC-Q200, IEC 1000-4-2 e MILSTD 883C.

A fabricação SMD proporciona uma montagem mais compacta e eficiente, fornecendo menores indutâncias e capacitâncias parasitárias, sendo ideais para circuitos eletrônicos mais complexos. Em contra partida, possuem limitações na capacidade de corrente, tensão e robustez mecânica, justamente devido seu pequeno tamanho.

391KD20 – ideal para aplicações em corrente alternada

Tensão nominal: 390V
Tensão de clamping (tensão para que atue): 650V
Corrente de surto: 6,5kA
Energia de surto: 180J
Capacitância: 1000pF
Faixa de operação: -40ºC a 105ºC
Diâmetro: 20mm
Comprimento: 5,5mm


VC1206K201R017 – ideal para aplicações de corrente contínua

Tensão nominal: 27V
Tensão de clamping (tensão para que atue): 44V
Corrente de surto: 200A
Energia de surto: 700mJ
Capacitância: 740pF
Faixa de operação: -55ºC a 125ºC
Encapsulamento: 1206

 

Quer entender melhor? Fale com o nosso time de especialistas!