Com a expansão desenfreada da Internet das Coisas, naturalmente surge a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que visem o barateamento de custos. A Cat NB surge com esse objetivo, tratando-se de uma comunicação LPWA, do qual estabelece comunicação com redes móveis já existentes. Por atuar em banda curta, diminui a velocidade de sua transmissão para favorecer a resistência do sinal, vencendo obstáculos físicos e a distância entre transmissores e receptores.
O Cat NB-2 (Narrowband 2): trata-se da evolução da NB ”1”, em que traz técnicas de modulação de sinal mais atuais e eficientes, bem como otimizações de protocolos e redução do overhead. Tais mudanças permitem que o módulo possua mais tempo hábil para transmissão de dados, melhorando sua velocidade em geral. A nível de comparação, a NB-2 possuí velocidade de download até 10 vezes maior e velocidade de upload até 3 vezes maior do que a NB “1”.
Conectividade: atuando em banda curta, sua conectividade é aplicada e otimizada para situações que necessitem de baixa quantidade de dados em baixa frequência. Assim, é onde ocorre a sua economia de gasto, pois aparelhos IoT em geral não são preparados para essas condições.
Eficiência: por se tratar de uma das tecnologias da família LTE, utiliza a alocação de frequências especificas para transmissão via redes móveis, portanto, consegue ser eficiente em situações de longa distância (como áreas rurais) e na presença de obstáculos físicos (como prédios e locais subterrâneos)
Segurança: segue o padrão estabelecido e incorpora aos mesmos recursos de segurança presentes em comunicações 4G. Por exemplo, protocolo IPSec para integridade de cabeçalho, EAP-AKA para autenticação e AES para criptografia.
Desenvolvimento: possuí alta presença em aplicações de fazendas inteligentes, cidades inteligentes, automação predial e monitoramento remoto. Há grande quantidade de produtos com essa tecnologia para funções como monitoramento de condições ambientais em lavouras, monitoramento de caixas d’água e usinas em geral, bem como controle de temperatura e iluminação.
Em resumo, trata-se de uma evolução importante para a IoT ao suprir a necessidade de atender novos padrões de comunicação visando a economia energética, em um mundo que cada vez mais se apresentam tecnologias integradas. A tecnologia se destaca ao atender com destreza grande parte do mercado de IoT brasileiro.
Módulo LPWA com suporte para comunicações Cat-M/Cat-NB/GPRS/EDGE
Compatibilidade com protocolos TCP/UDP/HTTP/HTTPS/FTP/TLS/DTLS/PING/LWM2M/COAP/MQTT
Compatibilidade com interfaces UART/GPIO/PCM/SPI/I2C
Formato LCC, ideal para desenvolvimento de dispositivos compactos
Comandos AT compatíveis com séries SIM7000X/SIM800F/SIM900
Modo de economia (PSM) e recepção descontínua estendida (eDRX) que permitem duração de bateria por até 10 anos
Velocidade máxima de download em NB-2 de 127Kbps e upload de 160Kbps
Quer entender melhor? Fale com nosso time de especialistas!